Marketing digital: estratégias para o seu comércio ou negócios locais

9 de agosto de 2024

Como equipe ou pessoa que administra um negócio tradicional, muitas vezes você pode ficar se perguntando por onde começar e quais ações tomar para que a sua marca tenha presença online. Não é segredo que os negócios online têm certas vantagens. Uma delas é que são capazes de participar em atividades nos mercados globais. No entanto, você não deve permitir que o fato de estar vinculado a uma localização geográfica o desencoraje de aproveitar as vantagens das dessas tecnologias e recursos. Aprenda como as estratégias de marketing digital podem ajudar sua empresa.

 

Comece com um site

Criar um site para o seu negócio será uma forma de expandir a sua existência offline para online. Algumas empresas optarão por criar perfis de mídia social, o que não é uma má ideia, mas definitivamente menos profissional. Um site deve sempre existir como uma apresentação online de quem você é. Deve conter todos os dados de contato necessários, sua missão e uma apresentação (ou portfólio) do que você faz. Use seus perfis de mídia social para manter contato com seus clientes. Não se esqueça de vincular todos eles ao seu site. Isso ajudará a trazer algum tráfego adicional.

 

Estratégias de SEO

SEO é parte integrante de toda campanha de marketing digital em um nível muito básico. É uma das primeiras coisas em que você deve investir. Obtenha ajuda e otimize seu site para que seja acessível em vários dispositivos e reconhecível pelos mecanismos de busca. Quanto melhor você estiver posicionado nos mecanismos de busca, maior será sua visibilidade. Isso o ajudará a atrair mais tráfego orgânico, o que, como resultado, o ajudará a manter sua classificação.

 

Google Meu Negócio

O Google Meu Negócio é uma excelente ferramenta que você pode usar em seus negócios off-line. Como você já está vinculado a um determinado local, como já apontamos acima, é hora de informar a todos onde você realmente está.

Mesmo que você seja apenas uma empresa local que depende de panfletos, anúncios de rádio ou TV e até mesmo das pessoas que passam perto do seu ponto comercial em busca de novos leads, você pode permitir que o mundo on-line saiba onde você está. É provável que haja até pessoas da sua região que não saibam quem você é. Ajude-os a encontrar você quando realmente precisarem. Essa pessoa provavelmente pegará seu telefone e tentará localizar uma empresa local. Eles não se agarrarão a um panfleto ou a uma nota com os detalhes que escreveram em um anúncio de rádio.

O Google Meu Negócio permitirá que você configure suas listagens e fique visível nos resultados de pesquisa local.

Crie conteúdo sempre 

Só porque as suas principais atividades comerciais não ocorrem online, isso não o impede de criar conteúdo online. Muitas pequenas empresas recorrem às mídias sociais. Eles tentam atrair novos leads por meio de atividades frequentes em seus perfis e envolver novos clientes em potencial. Aqueles que realmente gostam do que você tem a compartilhar o verão como um especialista ou influenciador. Eles não se importarão de visitar sua loja ou escritório para ver o que você tem a oferecer, portanto compartilhe essa experiência

Essa estratégia está relacionada à criação de conteúdo. Os panfletos, seminários, workshops ou quaisquer outros eventos que você possa organizar para sua comunidade local podem ser facilmente gravados e compartilhados online. Você poderia começar um blog, um vlog, escrever um e-book, fazer tutoriais sobre como fazer certas coisas e usar certos produtos. Mostre ao mundo que você é um profissional e especialista no que faz. As pessoas que procuram soluções para os seus problemas e formas de melhorar o seu estilo de vida podem estar dispostas a viajar mais longe do que você espera.

 

Anuncie promoções

Pense em uma loja movimentada em liquidação. Esse tipo de loja normalmente precisaria de vários pares extras de mãos. Isso significa que será necessária força de trabalho adicional para acomodar a crescente demanda e o número de clientes. No entanto, você ainda pode vender seu estoque com o mínimo de esforço para você e seus clientes. Basta anunciar promoções para quem decidiu fazer o pedido por telefone ou online. Você pode subsidiar o frete que seus clientes teriam que cobrir, oferecendo um brinde ou oferecendo um desconto para compras online.

 

Estratégias de e-mail

Dois elementos-chave de uma campanha de e-mail bem-sucedida são uma boa base de leads, bem como e-mails bem escritos que farão com que um cliente em potencial entre em contato com você. Muitas empresas recorrem a esta estratégia enviando newsletters e partilhando a sua oferta. Isso geralmente é feito por meio de leads de clientes reais coletados em uma de suas visitas a uma loja ou daqueles que se inscreveram para receber um boletim informativo por meio do site da empresa.

Quando se trata de vendas reais, esta estratégia pode ser mais adequada para modelos B2B. Esse tipo de campanha é mais direto, inclui mais detalhes da oferta, dos serviços ou da linha de produtos.

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Inbound Marketing

Estratégia focada em atrair clientes através da criação de conteúdo relevante e de valor. Essa abordagem se baseia em quatro pilares principais: atrair, converter, fechar e encantar.

Planejamento de Mídia

Selecionar e agendar anúncios em diferentes plataformas. Envolve a análise de dados, a escolha dos canais de mídia mais adequados e a definição de métricas de desempenho.

Estratégias de SEO

Conjunto de práticas para melhorar o posicionamento do site nas páginas de resultados dos principais buscadores, com o objetivo de aumentar a visibilidade de forma orgânica.

Conclusão

Independentemente de onde sua empresa esteja localizada, online ou offline, considere o marketing online. Isso ocorre porque a Internet é mais um meio que você pode usar para alcançar seu público. Se as pessoas confiam na sua marca e acreditam no que você tem a oferecer, elas não se importarão em visitar seu local físico. O fluxo de informações é agora maior do que nunca, mas as pessoas são seletivas e geralmente obtêm conteúdo sob demanda, em vez de serem simplesmente expostas a ele. Seu trabalho é estar sempre no radar deles. 

Construir uma presença online é essencial para qualquer perfil de negócio, seja local ou global. Ela aumenta a visibilidade, fortalece a marca e gera credibilidade. Com mais pessoas buscando soluções na internet, estar presente online é a chave para atrair novos clientes e crescer de forma sustentável.

Anderson Borges

Sócio

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